O que é invisalign?

Invisalign é um alinhador dentário alternativo aos aparelhos ortodônticos tradicionais que permite alinhar os dentes de maneira muito mais discreta. Sem utilizar bráquetes nem fios metálicos, esse sistema consiste em um jogo de moldeiras removíveis e praticamente invisíveis.

Essas moldeiras são produzidas depois de uma análise minuciosa da estrutura dentária do paciente, incluindo um mapeamento digital que indica as etapas a serem seguidas no tratamento. Dessa forma, todos os procedimentos são baseados em uma tecnologia de ponta para oferecer resultados mais rápidos e precisos.

O Invisalign é indicado para tratar desde os casos mais simples até os mais complexos, incluindo problemas ortodônticos como sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diastemas, mordida aberta, dentes apinhados e outros tipos de desalinhamentos.

Para que serve esse tipo de aparelho?

É um erro pensar que o invisalign serve apenas para os casos mais simples. Esse conceito ficou para trás e, hoje, é possível tratar até os problemas mais severos com os alinhadores. Entre os casos que podem ser resolvidos estão:

  • dentes apinhados;
  • dentes muito espaçados;
  • mordida cruzada;
  • sobremordida;
  • prognatismo.

Apesar do leque de problemas que o aparelho pode resolver, é importante ter em mente que cada caso é único e somente um profissional qualificado está apto a avaliar o seu sorriso e garantir que esse é o método indicado.

Quais as características do aparelho?

O invisalign é composto por material transparente e totalmente removível, ou seja, você pode retirar os alinhadores para comer, beber e escovar os dentes. Ainda, são confeccionados em placas de acrílico que garantem conforto e permitem a movimentação e alinhamento dos dentes. Apesar de parecer ser uma estrutura frágil, o aparelho é bastante resistente.

Nesse sentido, o tratamento, diferente dos aparelhos convencionais, possibilita consultas mais rápidas, pois não há a necessidade de ajustes nem reparos de peças quebradas. Além disso, o intervalo entre as visitas é maior do que em casos de procedimentos com o aparelho fixo.